HISTÓRIA E HERÁLDICA DA FREGUESIA DE PECHÃO
Pechão é capital de freguesia desde 1593, pertencente ao Termo de Faro, e só em 1826 foi integrada no Termo de Olhão.
É uma pequena aldeia rural, onde abundam as amendoeiras e figueiras que se situa a cerca de 4 Km de Olhão e de Faro.
A pequena Igreja de Pechão destaca-se por se encontrar no ponto mais alto da localidade. Daqui encontra-se uma bonita vista que alcança toda a região até ao mar.
Em 1482 já existia a Ermida de S. Bartolomeu de Pichão ou Pexão, com capelão privativo. No ano de 1565 regista-se a determinação de se desmontarem dois retábulos e enterrarem as respetivas imagens, o que confirma uma já vasta vivência como local de culto.
A primitiva ermida quatrocentista, da qual não parecem restar vestígios, terá dado lugar à atual igreja, não existindo dados concretos sobre isso, devido ao desaparecimento do arquivo paroquial no tempo das guerras liberais.
Supõe-se que entre 1758 e 1800, o imóvel ganhou a nave atual, já a capela-mor terá sido edificada em 1815. Tendo sido ocupada durante as lutas liberais, o que originou grandes danos, sofreu obras de recuperação, nomeadamente a execução dos altares, datados de 1859 e 1866. No exterior destaca-se uma pequena capela dos ossos, com fachada setecentista.
Pelo facto de a Igreja Matriz de Pechão ser um testemunho simbólico/religioso da comunidade envolvente e de vivências históricas como as campanhas do Algarve das Guerras Liberais, levou à sua proposta de classificação como Monumento de Interesse Público em 2012, sendo igualmente uma construção que marca a identidade desta freguesia.
HERÁLDICA
Orago - São Bartolomeu
Área - 20.31 Km2
Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Segundo o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 16/02/1998 Estabelecida em reunião de Assembleia de Freguesia, em 17/04/1998 Publicada no Diário da República, 3.ª Série, Parte A de 25/05/1998 Registado na Direcção Geral de Autarquias Locais, com o n.º (Desconhecido ou ainda não registado)
Armas - Escudo de ouro, com um peixe de vermelho; em chefe, à dextra, faca de vermelho envolvida por duas palmas de verde e, à sinistra, uma fonte heráldica; campanha de burelas ondadas de verde e prata. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas: " PECHÃO - OLHÃO ".
Autoria dos símbolos heráldicos
Luís Moreira (GEPHA).
Bandeira
De vermelho, cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.